Acerca de mim

A minha foto
Lisboa - Alcobaça, Portugal
http://www.myspace.com/danielbernardesjazz

Música de Daniel Bernardes

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Conversas (Artigo de Manuel Leiria, Região de Leiria)



28-12-2007

Daniel Bernardes, músico

Que tal Radiohead versão jazz?



Ao piano (Daniel Bernardes) e vibraphone (Paulo Santos) estrearam há dias em Alcobaça o projecto que dá outra vida a sucessos como “No surprises” ou “Paranoid android”. É a música dos Radiohead revista em jazz.

Como surgiu a ideia de fazer versões jazz de músicas dos Radiohead?
Eu andava a estudar músicas do Brad Mehldau, que tem algumas versões dos Radiohead com o trio dele. E o Paulo gosta muito do som deles. Como é difícil tocar temas jazz com uma formação de duo em bares que não são de jazz, achámos que a maneira de tornar a actuação apelativa era pegar em sons dos Radiohead que toda a gente conhece e gosta, adaptar a melodia ao jazz e improvisar!

Como foi a estreia no bar Alcopázio, em Alcobaça?
Foi francamente boa. Perdemos algum tempo a pensar e a preparar a actuação, porque são músicas que todos conhecem e têm de ser mesmo bem tocadas [risos]. Além disso, a margem de improvisação é mais reduzida e não é fácil levar aqueles temas muito para o som característico do jazz. Tivemos de procurar a linguagem que se adaptasse melhor Transmitem o mesmo que a maior parte das bandas comerciais, mas de forma é muito complexa. O público gostou da estreia e para nós é uma grande adrenalina tocar aquelas músicas.

Quantas versões têm?
Sete ou oito: “Paranoid android”, “Exit music”, “Everything in its right place”, “Bullet proof”, “No surprises”, “Sit down, stand up”... Dá para um espectáculo. Tocámos uma suite minha e mais uma ou duas improvisações.

O que se segue? Pensam em gravar?
Gravar nem por isso, porque implica direitos de autor e é complicado. Este é sobretudo um projecto de estrada e estamos em conversações para tocar noutros sítios. Até somos capazes de chamar mais músicos para juntar à formação uma bateria e um baixo.

Sem comentários:

Enviar um comentário